Humanidade : análise dos filmes 1984 e v de vingan

Humanidade : análise dos filmes 1984 e v de vingan

 

Como se estrutura a sociedade moderna e pós-moderna e a relação entre a linguagem ?


 

Filme 1984:

Eric Arthur Blair ( 25/06/1903 a 21/01/1950 mais conhecido pelo  pseudônimo  George Orwell, foi um escritor e jornalista. Sua obra é marcada por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita. Apontado como simpatizante da proposta anarquista, o escritor faz uma defesa da auto-gestão ou autonomismo.

Este filme retrata de forma fictícia o poder da comunicação, da mídia. O mundo está dividido em três grandes Estados: Eurásia, Lestásia e Oceania, que são comandados pelo Regime Ditatorial - do Partido IngSoc -, estando sempre em meio a guerras e batalhas. A trama se desenrola na Oceania, onde os personagens são vigiados 24 horas por dia pelo Grande Irmão, o Big Brother, que controla e oprime os moradores. Para que o regime de opressão e vigilância seja completo, o Regime cria uma língua nova, chamada de “novilíngua”. O sexo é proibido, com a intenção de fazer com que, juntamente com a Polícia do Pensamento, as pessoas percam a sua individualidade, assim, colaborando com os interesses políticos do Regime. Winston Smith é o personagem central, um funcionário do Ministério da Verdade, órgão que controla as notícias, (modificando as notícias para que atendam o desejo do Partido). Smith desenvolve sua indiferença pela sociedade e descobre-se apaixonado por Julia, sua parceira no filme. Acaba sendo descoberto durante um de seus encontros com sua amada e é preso, levado a sofrer lavagem cerebral, tortura física e psicológica, para que no final seja mais um que o Regime conseguiu dobrar e atender aos seus interesses.

A obra de Orwell nada mais é que o exemplo do que os veículos de comunicação podem fazer com o seu público. A grande mídia tem o poder de devastar a vida das pessoas e de sociedades. São programas de humor, novelas, filmes, que estão dentro da grade de programação para atrair as pessoas e que funciona da forma que os veículos de comunicação querem que funcione. A rotina do dia a dia já não tem mais importância: se alguma tarefa da casa não foi realizada a tempo pela mulher durante o dia, à noite ela irá assistir a (s) sua (s) novela (s) predileta (s), só para depois pensar na tarefa deixada de lado por causa da TV. O tempo que se gasta com os meios de comunicação, sejam eles quais forem, poderiam ser aproveitados de forma a contribuir na vida particular de cada um, ou até na construção de uma sociedade mais racional, honesta e igualitária.

Filme V de Vingança:

É criado o canal BTN para transmitir notícias falsas para toda a Inglaterra. O canal do governo só transmite notícias manipuladas e a critério do grande líder. Os cidadãos são controlados por auto-falantes que avisam a hora de recolher, caso contrário sofrerá as consequências dos agentes do "dedo" que denuciam e entregam para os órgãos de controle. O mesmo tinha acesso aos dados de qualquer pessoa, caso precisasse buscar e encontrar os opositores ao regime.

O personagem principal começou a questionar esta sociedade conformada com a realidade. Então procurou  os porquês daquilo. Visto quê: a estática da justiça; o silêncio da sociedade diante de um Estado opressor; o feriado de 5 de Novembro.  V”, personagem principal, retrata um reprimido revoltoso que decide acabar com a ditadura e apela à ajuda do povo, fazendo-o ver no que o regime os tornou, inspirando-se na Conspiração da Pólvora.
Um retrato de uma ditadura com uma total falta de liberdade de expressão, um povo reprimido, onde não se podia falar mal do “governo”pois estava constantemente a ser vigiado, o poder da comunicação social nas mãos do ditador, onde só as noticias relevantes para o poder eram transmitidas, por sua vez, a televisão só servia o poder com programas de carácter psicológico para “vender” a ideologia ditatorial.
Mas todas as ditaduras têm que ter um fim para poder prevalecer a democracia, que embora imperfeita é democracia. Extraí uma frase do filme que se enquadra totalmente na definição da palavra V organizava diversas ações terroristas com o objetivo de chamar a atenção do povo em relação ao governo cruel e corrupto que os liderava. Um governo que prendia, torturava e eliminava negros, homossexuais; manipulavam o povo por meio da mídia e da alienação televisiva, numa tentativa de promover uma limpeza étnica e social.  Prothero era um apresentador de TV, conhecido como a “Voz de Londres”, responsável por discursos de propaganda do governo para fazer um tipo de lavagem cerebral na população.O governo tinha várias semelhanças com um tipo de regime totalitário, o Nazismo.   

       A história abordada no filme mostra às novas gerações, que os erros cometidos em um passado próximo continuam possíveis de ocorrer.  Isso funciona como alerta contra posições não satisfatórias, contra soluções para problemas que merecem uma melhor reflexão. O filme remete o  fato  de que  por  meio  da  censura, não expressam os pensamentos e não manifestamos anseio por liberdade, deixando que manipulem-nos, até no modo de agir, sempre seguindo à risca regras, informações falsas que devem ser obedecidas e aceitas como verdade sem direito de qualquer questionamento contrário.

Este filme deixou claro que o poder das idéias é muito mais forte que qualquer Estado repressor. A máscara se tornou o símbolo dos novos movimentos atuais: primavera árabe, revolta no Egito, movimentos sociais no Brasil, ocupe Wall Street.

"Um homem pode morrer, lutar, falhar, até mesmo ser esquecido, mas sua idéia pode modificar o mundo mesmo tendo passado 400 anos."




Conclusão:

Os dois filmes possuem o mesmo embasamento político dos seus autores. São recheados de idéais contra as injustiças sociais e repressoras de uma máquina de manipular mentes e fazer os destinos de muitas pessoas mudares bruscamente por causa de desejos totalitários.Então a civilização é o processo de libertar o homem dos outros homens.

 

 

Roteiro de estudo do texto: “O crescimento da Mídia e dos Signos”

1- Reflita sobre o fato de que a comunicação e a tecnologia serem inseparáveis.

A comunicação está diretamenta ligada a tecnologia, pois através da comunicação foram difundidas e melhoradas uma série de tecnologias. Em contra partida, não fosse a tecnologia, não teríamos uma série de métodos de comunicação.

A informação e a comunicação são inseparáveis da história da emancipação do homem.Foi por meio da liberdade de informação que o conhecimento humano e o espírito crítico desenvolveram-se.

2- A comunicação está longe de ser um privilégio exclusivo do cérebro humano?

Sim.Todos os animais do planeta têm um sistema de comunicação próprio - sistema herdado geneticamente, só muda na velocidade da evolução biológica e independe de aprendizado.

Explique o conceito de Biosfera - São todos os ecossistemas reunidos (atmosfera, hidrosfera, litosfera). São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem  condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

3- Como ocorre o processo de circulação da informação?

Para ocorrer a circulação das informações tenho  ter emissor, mensagem, signos (códigos), receptor e por ultimo o canal de comunicação.

 

Mediações Individuais: provenientes das experiências de cada um como sujeito cognitivo e comunicativo.

 

Mediações Institucionais: são as participações nas várias organizações tais como a família, a escola, o trabalho, a igreja, o sindicato, participação política e outras que possam influenciar na recepção dos mídias. Quando o estudo de recepção é feito com crianças torna-se necessário observar as instituições da família, da escola e os amigos.

 

Mediações Situacionais: é importante entender a situação da recepção. Como são ocupados os espaços sociais e culturais na recepção. Quais os fatores atuantes durante e depois da recepção. Cada ambiente, cada espaço cria uma determinada situação de recepção. Também influencia na recepção o estado de espírito do sujeito receptor. Como, com quem e quando acontece a recepção.

 

Mediações Referenciais: estão relacionadas com a identificação pessoal no contexto social do sujeito receptor, assim como: faixa etária, gênero, grau de escolaridade, classe sócio-econômica. Todas são variáveis importantes nas pesquisas de recepção.

 

 

Mediações Tecnológicas: o receptor de TV ou de rádio influencia na modalidade de ver ou ouvir um determinado programa que, sem dúvida, interfere na recepção. Não é a mesma coisa assistir um filme num aparelho de TV de 20 polegadas com som em mono e assistir o mesmo filme em um aparelho de 50 polegadas com sistema de som estéreo, ou ainda o mesmo filme numa sala de cinema com modernas instalações num shopping center. Um programa de rádio é diferente de um programa de televisão, que é diferente de um filme no cinema.

4- Discorra sobre o crescimento de signos e a tecnologia. Contemple em sua resposta o conceito de Semiosfera.

Semiosfera: é o crescimento dos meios de comunicação tecnologicamente.

As relações entre os meios de comunicação e as artes tomaram corpo a partir do estabelecimento da comunicação massiva, pós revolução industrial . Desde então , estamos assisitindo a um evidente crecimento das mídias e dos signos que por elas transitam. Junto com as máquinas físicas, houve o aparecimento de máquinas de produção simbólica, dentre eles a expansão da imprensa,telégrafo,a fotografia e o cinema.Em seguida vieram o rádio e a televisão.

5) Discorra sobre os conceitos abaixo:
a) A extra-somatização dos meios;

   As primeiras formas de desenhos rupestres foram encontradas na cavernas. As mesmas indicavam as mais variadas mensagens.A capacidade exclusiva armazenamento de imagem até então exclusiva do cérebro e necessidade da preservação da memória humana deram origem as as primeiras formas de desenhos, nas pedras e nas grutas todas as formas de escritas, pictográficas ideográficas e alfabeticas deram inicio ao processo da extra-somatização do meio de armazenamento dos signos, uma estratégia cultural aplica a memoria somática, interna, armazenada em nossos corpos e cérebro, migraram para fora do corpo através de um longo processo de evolução do ser humano na seguinte forma:


Litografia - Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma    matriz (pedra cacária) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo degordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura de metal (ver técnica)PICTOGRAFIA – O desenvolvimento na habilidade do desenho surgiu no período de 30.000 a 25.000 a.c. Os desenhos de rabiscos, feitos com dedos na argila úmida evoluíram para formas mais elevadas, com cores e escalas.

 


Como vimos, a utilização de imagens e textos permitiu ao homem armazenar externamente o conhecimento, na forma de símbolos visuais. Esse fato impulsionou o processo de evolução cultural que capacitou a humanidade para avançar do estágio cultural mítico-oral para o teórico, no qual a cultura é caracterizada, em alguns aspectos, por uma forte dependência a teorias.
   Com a passagens de informações da pedra para o papel houver um processo de produção, de transmissão e recepção de suas imagens, das escritas aos jornais impressos, aos livros as bibliotecas e das pinturas nas pedras aos quadros e museus.
   Um dos instrumentos extras somáticos responsáveis por esse processo de transmissão da troca de informação a câmera fotográfica armazenando e transmitindo imagens alongo do tempo, dando origem as máquinas de comunicação.
 
b) As máquinas inteligentes.
  Com a câmera fotográfica, pela primeira vez, alguma propriedade ou habilidade dos sentidos e da inteligência foi internalizada numa máquina que, daí pra frente seria capaz de automatizar essas habilidades.
 O aparecimento da fotografia coincidiu com a automatização da impressão aliada ao telegrafo permitiu a transmissão da notícia à distância. Com a criação de jornais, cinemas, telefones e a televisão, surgiu o computador máquina capaz de interagir entre os seres humanos a troca de informação em tempo real.
  Com as criações dessas máquinas resgatamos culturas, expomos nossas ideias para o mundo através das redes sócias, discutimos temas atuais, termos assim uma grande circulação de informações em massa, tudo isso graças a um longo processo da evolução da comunicação e o desenvolvimento das tecnologias de transmissão de informações. Suprimos a necessidade de se comunicar se entre si, que surgiu no principio da origem do ser humano.

 

Este filme Ao concluirmos esta pesquisa referente ao projeto proposto notamos que ambos os filmes materializaram os ideais de seus criadores, e pela liquidez da informação decodificada no mundo globalizado, as influências são assustadoras, chegam ao ápice da revolta, uma verdadeira revolução mental compartilhada por pessoas com um consenso inerente ao do outro.